Tríduo do Natal de Jesus
Roteiro para todos os dias:
(para ser feito de 29/11 a 24/12)
1- Acolhida;
2- Canto inicial;
3- Súplica pelo batismo no Espírito Santo;
4- Oração de acolhida do dia;
5- Canto de acolhida da Palavra;
6- Proclamação da Palavra;
7- Partilha da Palavra;
8- Oração de Nossa Senhora da Anunciação;
9- Salve Rainha
10- Saudação da Paz com cântico;
11- Encerramento com o sinal da cruz.
Primeiro encontro: “Deus visita seu povo”
1. Acolhida:
Animador: Estimados irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro do Tríduo de Natal. Com muita alegria, acolho a todos, em nome do Senhor Jesus. Somos amigos, vizinhos e irmãos na fé.
Neste encontro, vamos meditar sobre as visitas de Deus ao seu povo, fato que, são sempre intervenções na vida do povo. Elas podem ser a favor do povo ou para sua correção, mas, infelizmente, nem todos entendem estas visitas. Vamos aprender com a Mãe de Jesus a melhor forma de recebê-Lo. Se nos prepararmos como Maria, maior será nosso entendimento e nossa alegria.
Nossa Senhora nos apresenta Jesus e realiza o plano do Pai na história da salvação de toda a humanidade.
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- Canto inicial.
- Súplica pelo batismo no Espírito Santo (orar uns pelos outros):
Invocação ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Oração de acolhida do dia:
Leitor: Reunidos neste grupo, sentimos que fazemos parte da família de Deus e abramos nossos corações para deixar Sua Palavra transformar a nossa vida.
Todos: Nós te agradecemos Pai Amoroso, por Tua visita.
Leitor: Isabel e Zacarias obedeciam aos mandamentos e preceitos do Senhor. A benção que receberam de Deus nos faz lembrar as palavras do salmista: “Até na velhice eles darão frutos, continuarão cheios de seiva verdejante, para anunciarem quão justo é o Senhor, meu rochedo, e como não há nele injustiça”.
Todos: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou Seu povo…
Leitor: Como São José, que venceu a inquietação para fazer a vontade de Deus, que o Pai nos faça servos e mensageiros corajosos da Palavra.
Todos: Feliz é o homem que teme o Senhor e obedece aos Seus mandamentos.
Leitor: Nosso Pai, que está nos Céus, é o Bom Pastor que se inquieta por nossa causa. Nós somos o seu rebanho. Ele vem visitar e buscar as ovelhas extraviadas. Quer cuidar das feridas, curar os enfermos e velar sobre os fortes e saudáveis.
Todos: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens a quem Ele ama.
Leitor: O Espírito Santo dá testemunho de que somos filhos de Deus e herdeiros com Cristo. Ele abre as portas de nossas casas para recebermos a boa nova para a comunicarmos a outras pessoas.
Todos: Bendito seja o Espírito Santo, que nos ensina a evangelizar.
- Canto de acolhida da Palavra;
- Proclamação da Palavra:
Ex 3, 7 e 16: “O Senhor disse: Eu vi, Eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim; Eu conheço seus sofrimentos. E desci para o livrar das mãos dos egípcios… Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó apareceu-me. E disse-me: Eu vos visitei, e vi o que se vos faz no Egito…”
Lc 1,11-13. “Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o”. Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás de João.
Mt 1, 20-21. “Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.
Lc 2,8-11. “Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seus rebanhos nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo. Hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor”.
- Partilha da Palavra
- Oração a Nossa Senhora da Anunciação:
Todas as gerações vos proclamem bem-aventuradas, ó Maria! Crestes na mensagem divina e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria, eu vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou então, o dia mais feliz da história e Jesus veio habitar entre nós. A fé é dom de Deus e fonte de todo bem, por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva, forte e atuante que nos santifica cada dia mais. Que possamos comunicar com a vossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida da humanidade. Que assim seja!
Nossa Senhora da Anunciação rogai por nós e dá-nos a graça de anunciar Jesus Senhor e Salvador de nossas vidas. Amém
- Salve Rainha;
- Saudação da Paz com cântico;
- Encerramento com o sinal da cruz.
Segundo encontro: “O povo visita seu Deus”
- Acolhida:
Animador: Estimados irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este segundo encontro do Tríduo de Natal. Com muita alegria, acolho a todos, em nome do Senhor.
Hoje, refletiremos como os pastores saíram, às pressas, para ver Jesus em Belém, e retribuir a visita que haviam recebido dos anjos. Esse encontro modificou as suas vidas. Eles passaram, a falar a todos o que tinham ouvido e visto; reflitamos a visita dos Reis Magos a Jesus onde o adoraram e o acolheram como Senhor e Salvador.
Dizia-se que os magos eram homens que possuíam conhecimentos e poderes especiais. Pela tradição, os visitantes se chamavam Gaspar, Baltazar e Belchior. A história dos magos tem muitos significados. Dentre eles destacamos que Jesus é apresentado como o Messias e Salvador aos gentios. Isto mostra a sua universalidade.
A estrela representa a fé que deve iluminar nossa caminhada para ir ao encontro do Senhor; também refletiremos sobre o nascimento de Jesus que é a visita por excelência de Deus aos homens no mistério da encarnação.
No Natal, as promessas messiânicas se cumprem (Is. 7,14) e a misericórdia de Deus se torna visível na pessoa de Jesus. O nascimento de Jesus é, para nós, não apenas motivo para cantar glórias a Deus no mais alto dos céus, mas também de compromisso sério com o Menino Deus, que traz no coração um projeto de justiça, de esperança e perdão.
Nossa alegria não deve residir apenas nos presentes e nas festas natalinas, e sim na certeza de que Deus se torna presente, para falar conosco.
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
- Canto inicial;
- Súplica pelo batismo no Espírito Santo (orar uns pelos outros):
Invocação ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Oração de acolhida do dia:
Leitor: Ó Pai do Céu, queremos ir ao encontro do Teu Filho Jesus, para buscar a luz que ilumina as noites escuras de nossas vidas.
Todos: Queremos ver Jesus.
Leitor: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos Sua glória, a glória que um Filho único recebe do seu Pai, cheio da graça e de verdade.
Todos: Queremos ver Jesus.
Leitor: Já não somos hóspedes, nem peregrinos; somos concidadãos dos santos e membros da família de Deus… Estamos a caminho da Jerusalém celestial, onde não haverá noite, ninguém mais precisará da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre todos.
Todos: Queremos ver Jesus.
Leitor: O Espírito Santo, derramado sobre a Igreja, nos acompanha, para que as diferenças culturais, sociais, econômicas e religiosas não nos impeçam de ir ao encontro de Jesus, o irmão de todos nós.
Todos: Queremos ver Jesus.
- Canto de acolhida da Palavra;
- Proclamação da Palavra:
Lc 2,15-20. “Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém, e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo isto, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no Seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus, por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes tinha sido dito”.
Mt 2,1-2, 11. “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no Oriente e viemos homenageá-lo… Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, Sua mãe, e, prostrando-se, O homenagearam. Em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”.
Lc 2, 4-7. “ Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, a Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz Seu filho primogênito, e, envolvendo-O em faixas, reclinou-O num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria”.
- Partilha da Palavra
Oração a Nossa Senhora da Anunciação:
Todas as gerações Vos proclamem bem-aventuradas, ó Maria! Crestes na mensagem divina e em Vós se cumpriram grandes coisas, como Vos fora anunciado. Maria, eu Vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no Vosso seio virginal e Vos tornastes Mãe de Deus. Raiou, então, o dia mais feliz da história e Jesus veio habitar entre nós. A fé é dom de Deus e fonte de todo bem, por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva, forte e atuante que nos santifica cada dia mais. Que possamos comunicar com a Vossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida da humanidade. Que assim seja!
Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós e dai-nos a graça de anunciar Jesus Senhor e Salvador.
- Salve Rainha;
- Saudação da Paz com cântico;
- Encerramento com o sinal da cruz.
Terceiro encontro: “Deus se fez carne e habitou entre nós”
- Acolhida:
Animador: Estimados irmãos e irmãs. Com muita alegria, acolho a todos, em nome do Senhor, neste dia em que contemplamos que Jesus não espera mais que os seus venham até Ele, mas sim, Ele vai até seu povo onde eles estiverem. O Evangelho descreve como Jesus caminhava de cidade em cidade, visitava as casas e Comunidades, e, a todos ensinava e pregava a boa notícia do reino de Deus. Ele também enviou seus discípulos, dois a dois, para proclamarem a misericórdia e o amor do Pai.
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- Canto inicial;
- Súplica pelo batismo no Espírito Santo (orar uns pelos outros):
Invocação ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da Sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Oração de acolhida do dia:
Leitor: Desejamos aplicar todos os esforços para deixar a novidade do Evangelho modificar a nossa vida. Neste encontro, queremos acolher Jesus que nos visita, não só para receber Sua benção e Sua luz, como também para sentir Sua presença permanente no meio de nós.
Todos: Senhor Jesus, que Tua presença nos anime para viver e anunciar a todos a Tua Palavra.
Leitor: Ir ao encontro de todos para anunciar a pessoa de Jesus é um dos grandes desafios que temos pela frente, para cumprir, como Igreja, a ordem de Jesus: Vamos a outros lugares. Lá também devemos pregar o Evangelho. A ação missionária é um dever de todos nós, batizados.
Todos: Senhor Jesus, que Tua presença nos anime para viver e anunciar a todos a Tua Palavra.
Leitor: Cristo é o nosso Deus, eternamente vivo que permanece sempre o mesmo e cujos anos não têm fim. Num momento de sofrimento, Ele visitou a casa de uma família enlutada, conversou com as pessoas, foi ao túmulo do amigo, chorou sua perda e elevou ao Pai uma prece por ele.
Todos: Senhor Jesus, que Tua presença nos anime para viver e anunciar a todos a Tua Palavra.
Leitor: Que o Espírito Santo nos recorde e ensine tudo que o Senhor falou, para o bem de cada um, o bem das famílias e de nossa Igreja.
Todos: Senhor Jesus, que Tua presença nos anime para viver e anunciar a todos a Tua Palavra.
- Canto de acolhida da Palavra
- Proclamação da Palavra:
Lc 19,5-10. “Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque convém que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador… Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, doravante darei a metade dos meus bens aos pobres, e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje, entrou a salvação nesta casa; porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Mc 1,29-31. “Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre; e, sem tardar, falaram-lhe a respeito dela. Aproximando-se Ele, tomou-a pela mão e levantou-a. Imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los”.
Jo 11,38-4O. “Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra. Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele esta aí… Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus?”
- Partilha da Palavra;
- Oração a Nossa Senhora da Anunciação:
Todas as gerações Vos proclamem bem-aventuradas, ó Maria! Crestes na mensagem divina e em Vós se cumpriram grandes coisas, como Vos fora anunciado. Maria, eu Vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no Vosso seio virginal e Vos tornastes Mãe de Deus. Raiou, então, o dia mais feliz da história e Jesus veio habitar entre nós.
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem, por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva, forte e atuante que nos santifica cada dia mais. Que possamos comunicar com a Vossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida da humanidade. Que assim seja!
Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós e dai-nos a graça de anunciar Jesus Senhor e Salvador de nossas vidas. Amém.
- Salve Rainha;
- Saudação da Paz com cântico;
- Encerramento com o sinal da cruz.
Leave A Comment