Conheça os fatos que marcaram a vida do nosso baluarte
1920 – A 18 de maio, Karol Wojtyła nasceu em Wadowice, na Polônia meridional.1938 – Mudou-se para Cracóvia a fim de estudar Filosofia.
1942 – Entrou no seminário clandestino de Cracóvia.
1946 – Foi ordenado sacerdote.
1958 – Pio XII ordenou-o bispo. Seu lema episcopal: Totus tuus de São Luís Maria Grignion de Montfort. Foi bispo auxiliar de Cracóvia por seis anos.
1964 – Passou a ser o arcebispo de Cracóvia.
1967 – Foi nomeado cardeal por Paulo VI.
1978 – Participou no conclave que elegeu João Paulo I. No mesmo ano, na tarde de 16 de outubro, aos 58 anos, foi eleito Papa.
Foi o primeiro Pontífice eslavo da história e primeiro não italiano, depois de quase meio milênio. Seu trabalho foi marcado por inúmeras visitas e viagens: 104 viagens internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes.
Em 13 de Maio de 1981 foi vítima de um atentado praticado pelo turco Ali Agca.
Escreveu 14 encíclicas.
Realizou 1.338 cerimônias de beatificação e 482 de canonização.
Desde o início demonstrou interesse por temas dos direitos do homem e da liberdade religiosa. É reconhecida sua contribuição nos acontecimentos que determinaram a queda do muro de Berlim em 1989 e o sucessivo fim dos regimes comunistas.
Intensificou o diálogo em favor da paz, que se entrelaça com a busca do diálogo com as grandes religiões — em particular com o judaísmo e com o islã — e com o novo impulso impresso no caminho ecumênico.
Foi o Papa que introduziu a Igreja no Novo Milênio, com o grande jubileu do ano 2000. O encerramento do jubileu abriu a fase conclusiva do pontificado, marcada sobretudo pelo progressivo agravamento de suas condições de saúde.
Morreu na noite de 2 de abril de 2005, aos 84 anos.
Após 26 dias do seu falecimento, Bento XVI concedeu a dispensa dos cinco anos de expectativa, permitindo o início da causa de canonização.
O Milagre da beatificação
O primeiro milagre que fez João Paulo II um beato, foi a remissão da doença de Parkinson de uma freira francesa, Irmã Marie Simon-Pierre. Ele mesmo sofreu desta doença e heroicamente lidou ela no fim de sua vida. Pouco depois da morte do Papa, Irmã Marie orou pedindo sua intercessão e milagrosamente seu Mal de Parkinson foi completamente aliviado e desapareceu.
O Milagre da canonização
O segundo milagre, ocorreu com uma mulher da Costa Rica, Floribeth Mora. Ela tinha um aneurisma cerebral que os médicos diagnosticaram ser impossível de operar, e que não poderiam fazer nada, apenas esperar pela morte.
Um dia ela recebeu uma revista com a foto de João Paulo II na capa. Ela conta que ouvia a imagem dizer: “Floribeth, o que você está fazendo na cama? Por que não se levanta e vai até a cozinha e vê seu marido?” “Ok, eu vou. Eu estou me sentindo bem”, conta Floribeth. Ela levantou-se e foi até a cozinha, conversou com o marido e milagrosamente estava curada.
Foi beatificado em 1º de maio de 2011 pelo Papa Bento XVI e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014, na Praça de São Pedro, em cerimônia que também tornou santo o papa italiano João XXIII.
O Papa João Paulo II, agora São João Paulo II, foi o pontífice com o terceiro maior período da história da Igreja, com 26 anos à frente do governo da Barca de Pedro. Conquistou o carinho dos fiéis e do mundo inteiro pelo seu carisma, bondade e atenção aos mais necessitados.
Leave A Comment