Data de Fundação

0

Dia 25 de março de 2005, dia da Anunciação do Senhor Jesus, Senhor e Salvador de nossas vidas!

A festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o século V, no Oriente e a partir do século VI no Ocidente.
São Gabriel Arcanjo visita uma jovem e lhe avisa que Ela é a escolhida para conceber o Filho de Deus, o qual será chamado JESUS filho do Altíssimo. A Virgem Maria aceitou sua missão, mas, antes perguntou como seria possível, se não conhecia homem algum. O Anjo Gabriel lhe explicou: o Espírito Santo a fecundaria pela graça do Criador. Com total confiança nas promessas que Deus havia feito a seu povo, com toda simplicidade ela diz: “eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa vontade”.

O Criador dependeu do consentimento da criatura humana para a realização de seu mistério de Redenção para toda humanidade. Maria aceita com coragem, fé e destemor a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos e os sacrifícios que a ela estavam ligados. Por isto os devotos de Nossa Senhora da Anunciação pedem sua proteção e intercessão junto a Deus, nas suas aflições e angustias. Por sua disposição, Maria se tornou a mais perfeita das criaturas humanas, fonte dos maiores méritos e das melhores graças.

Maria entrou poderosamente em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, no momento do fiat (sim de Maria). Motivo pelo qual é invocada intercessora como Nossa Senhora da Anunciação. Esta devoção chegou ao Brasil quando Pedro Alvarez Cabral em sua viagem rumo a Cabo Verde, trouxe a imagem de Nossa Senhora da Anunciação. Nesta frota, havia 17 religiosos, sob o comando de Frei Henrique Soares de Coimbra, havia oito capelães, sete frades franciscanos e um vigário. Ouvia-se quase sempre uma reza a bordo dessas naus e caravelas.

A Igreja e os santos guiados pelo Espírito de Deus jamais separam Jesus Cristo de Maria, porque através de seu SIM, Deus visita seu povo. A VINDA DO SALVADOR JESUS, REI E SENHOR DE NOSSAS VIDAS! (Luc.1,68), revelando sua Vontade de Pai, que é dar aos filhos não uma vida qualquer, mas vida em abundância. JESUS, portanto, realiza a vontade do PAI, nos curando de toda enfermidade do corpo e da alma, nos dando alegria, sabedoria e todos os dons para que possamos com passos firmes seguir o caminho que nos leva a verdadeira felicidade, aquela de filhos amados de um Deus todo poderoso, amoroso e misericordioso. O preço de toda esta maravilha foi muito alto, pois Jesus teve que derramar todo seu sangue, e, por causa de sua fidelidade ao Pai, deu a Ele todo o poder para nos salvar, libertar e curar, para realizar o impossível em nossas vidas, basta, a exemplo de Maria e Jesus, sermos fiéis e perseverantes no AMOR DE DEUS.

Sigamos os passos de Maria, que incansavelmente, acompanhou Jesus, de Belém até o Calvário, até o Sepulcro. Caso contrário aprenderá o que os outros ensinam, saberemos falar, saberemos até indicar aos outros o caminho, mas nós mesmos não trilharemos o CAMINHO… Não sejamos os que somente ensinam aos outros: sejamos o primeiro a percorrê-lo e depois digamos aos outros: “Vinde e segui-me”. Maria, leva-nos a conhecer Jesus de acordo com o tempo, a situação e as ocupações.

Palavras do Santo Padre o Papa JOÃO PAULO II: “De fato, a Mãe não espera os filhos só em sua própria casa, mas segue-os por toda parte onde estabeleçam residência. Onde quer que vivam, onde quer que trabalhem, onde quer que formem as suas famílias, onde estejam presos a um leito de dor e até em qualquer caminho errado em que se encontrem, lá onde estejam esquecidos de Deus e carregados de culpas. Lá, em toda parte…”. Antigamente, três vezes ao dia, soavam todos os sinos nas Catedrais, nas Paróquias, nas Capelas, nos Conventos e nos Seminários. Era a chamada para a Oração, todos recolhidos recitavam a oração do Ângelus.

Cultivemos esta devoção, pois Maria e o Espírito são os artífices indispensáveis de Jesus, são, portanto, os imprescindíveis Santificadores de almas. Benditos sejam os lugares onde acontecerem tal devoção!
Que Deus nos abençoe!

SHARE